Incrustações: um inimigo silencioso

 

Incrustação é um inimigo silencioso que se acumula nas tubulações e máquinas causando prejuízos econômicos e ambientais para residências, indústrias e cidades.

 

baseincrus2

A intensidade do processo de incrustação depende de diversos fatores como, por exemplo, dureza e temperatura da água.

A dureza elevada, dada pela alta concentração de cálcio e magnésio dissolvidos na água, provoca uma série de inconvenientes em redes de abastecimento urbano como paladar desagradável da água; gasto excessivo de sabão para formar espuma e obstruções de tubulações levando a onerosa substituição dos mesmos. Em sistemas industriais de água quente como caldeiras ou trocadores de calor, a água dura reduz a eficiência operacional dos trocadores de calor; aumenta a perda de carga; acelera a corrosão localizada e leva ao consumo excessivo de produtos químicos.

Temperaturas altas aumentam a concentração e diminuem a solubilidade de alguns sais como carbonato de cálcio e dióxido de silício, formando incrustações. As caldeiras juntamente com o sistema de refrigeração são parte essencial da maioria dos processos industriais e, em função das altas temperaturas, são sistemas altamente suscetíveis a incrustações.

Outra questão de importância para a Saúde Pública é que as incrustações existentes nas tubulações, seja nas redes de água, seja nas residências, são habitat propício onde se formam e se desenvolvem micróbios e bactérias. A rugosidade da superfície das incrustações cria um campo fértil para a proliferação de bactérias e outros micro-organismos indesejáveis, seja em ambiente de água fria ou quente.

 

Problemas decorrentes das incrustações em tubulações e equipamentos