EMISSÃO DE POLUENTES EM VEÍCULOS 

O desafio global da redução de emissão de poluentes e gases no setor de Transportes

Combustíveis a base de petróleo como gasolina e diesel são compostos por óleos minerais a base de hidrocarbonetos. Na queima de hidrocarbonetos gera-se emissões de poluentes emitidos pela queima incompleta do combustível. O desenvolvimento de fumaça preta, também conhecida como carbono negro, durante a combustão é decorrente de uma má combustão.

A matéria particulada (PM em inglês) conhecida como carbono negro tem efeitos gravíssimos sobre a saúde publica e sobre o clima do planeta, sendo que a queima de combustíveis fósseis e biocombustíveis em motores de combustão interna representa 60% das emissões de PM.

A concentração de carbono negro na atmosfera, resultante da queima de combustíveis e biomassa, é a segunda maior causa do aquecimento climático depois das emissões de dióxido de carbono, segundo um artigo publicado pela revista britânica Nature.

O setor de Transportes é responsável por 13% das emissões globais de gases efeito estufa (em 2004) gerados pela queima de combustíveis fósseis em transportes por estradas, ferrovias, ar e mar.

 

95% da energia utilizada no transporte global é proveniente do petróleo, principalmente gasolina e diesel.

 

Efeitos do Carbono Negro:

 

CARBONIZACAO DE MOTORES

 

 

Carbonização dos motores

Carbonização é o grande mal que afeta os motores a gasolina, diesel e álcool. A carbonização é resultado do acúmulo de resíduos provenientes da queima incompleta do combustível, ou combustível de má qualidade. Quando a queima do combustível não é completa, parte do carbono não queimado se acumula nas válvulas, pistões e câmaras do motor. Daí surge a carbonização.

O que ocorre com a carbonização de motores: