Português - Brasil English Área Restrita

As pesquisas para invenção do catalisador SOLAVITE foram iniciadas em 1935 pelo cientista francês André Emile Barbier.

 

 

O pesquisador e inventor francês desenvolveu o processo de catálise física baseado nas investigações de fenômenos catalíticos, dos quais o químico sueco Berzelius foi um precursor, e nas teorias sobre eletromagnetismo do século XIX dos cientistas dinamarquês Hans Christian Oersted, do inglês Michael Faraday e do americano Joseph Henry.

 

 

Em 1966, o brasileiro Luiz Menezes se juntou ao físico André Emile Barbier para dar seguimento às pesquisas sobre o Catalisador SOLAVITE.  A partir de 1971, Luiz Menezes, após a compra do segredo industrial de SOLAVITE do Dr. Barbier, inicia a produção industrial no Brasil e desenvolve as aplicações de Solavite em sistemas industriais, motores a combustão, petróleo e derivados, assim como para auxílio a tratamentos de saúde.

 

 

 

cronologia

FOTO

ANDRE EMILE BARBIER

1938 – André Barbier cria a Sociedade Francesa de Laboratoires SOLAVITE para comercializar as primeiras baterias catalíticas ELECTON e ZENITH.

1938 – André Barbier aplica sua descoberta para o tratamento de casos de reumatismo articular, lançando a pilha “ACTILIT”.

 

1943 – André Barbier cria o primeiro catalisador anti-incrustante SOLAVITE para aplicação em tubulações de água para abastecimento residencial.

 

1950 – André Barbier inicia pesquisas para o desenvolvimento de tratamento catalítico de motores a combustão sob o nome SOLACELL e SOLATONE.

 

 

1966 – Luiz Menezes e André Barbier iniciam uma colaboração de pesquisa para o desenvolvimento de SOLAVITE e sua aplicação em diversas áreas.

 

 

FOTO2

LUIZ CARLOS DE LIMA MENEZES

 

Graduado em Filosofia pelo Seminário São Bento em Olinda, PE.

Graduado em Direito pela Universidade Federal de Recife, PE.

 

 

1966 a 1969 – Realiza pesquisas de catalisadores físicos com Mr. André Emile Barbier em Mônaco e atua como pesquisador convidado na Societé Française des Laboratoires Solavite, Paris, França.

 

 

1971- Assina contrato com o Dr. Andre Emile Barbier para fabricar no Brasil os Catalisadores SOLAVITE para tratamento de água.

 

 

1971 junho – Inauguração da primeira fábrica de Catalisadores SOLAVITE no Brasil.

 

 

1972 – Desenvolve SOLAVITE HYDRO para tratamento de caldeiras e torres de resfriamento.

 

 

1978 – Desenvolve SOLAVITE MOTOR para catálise de combustíveis (Gasolina, Álcool, Diesel) em motores a combustão.

 

 

1981 – Aplicação de SOLAVITE para tratamento de combustíveis em fornos e caldeiras (óleos BPF, BTE, Bunker).

 

 

1984 – Aplicação de SOLAVITE para tratamento de água do mar em sistemas de resfriamento.

 

 

2002 – Primeira aplicação de SOLAVITE em petróleo e óleo cru.